Webinars
No início da pandemia de Covid-19 em 2020,
a coleção moraes-barbosa iniciou um ciclo de transmissões online em formato de webinars.
Artistas e pesquisadores foram convidados a participar da programação ligada ao arquivo da coleção. Apresentado quinzenalmente, o ciclo foi composto de seis encontros transmitidos ao vivo e disponíveis ao público em plataformas online e no site da coleção. As apresentações integram o arquivo da coleção e estão disponibilizadas para pesquisa, evidenciando o foco de fomento e difusão da produção artística.
Mulher, artista e negra: a trajetória de Rosana Paulino na arte
Rosana Paulino + Carollina Lauriano
Neste webinar a curadora Carollina Lauriano entrevista a artista Rosana Paulino e aborda assuntos ligados às conquistas e desafios que a artista enfrentou durante sua trajetória. Lauriano nos propõe também relações entre os tópicos expostos e algumas das questões referentes às suas pesquisas curatoriais.
Contra a contracultura: a urinada, os filhos da puta e o nordeste
Leonardo Araújo Bezerra
Leonardo Araújo nos propõe uma reflexão sobre as estratégias, limites e contradições das práticas contra-culturais da década de 70 em contraste com seus contrapontos críticos terminantemente radicais do mesmo período.
O som da maloka
Raphael Escobar
A partir da prática musical coletiva do Blocolândia (bloco de carnaval da Cracolândia) e do Pagode na Lata (grupo de samba do território), Raphael Escobar irá traçar paralelos entre a violência física e mental imposta pelo Estado e seu impacto sobre os frequentadores da região.

Ué, se você é tão esperto, por que você não é rico?
Rafael RG + Paola Ribeiro
Entrelaçando aspectos da biografia e obra do compositor, performer e pianista norte americano Julius Eastman (1940-1990) e a pintora e ilustradora gaúcha Maria Lídia Magliani (1946 - 2012), Rafael Rg e Paola Ribeiro nos propõem uma reflexão poética e crítica sobre como questões de gênero, sexualidade e identidade racial influenciam a produção e a circulação de obras de artistas dissidentes.
Mulher “só” samba?
Percursos afetivos: lugares e vozes de mulher no samba
Verônica Borges
A trajetória musical de mulheres instrumentistas e compositoras geralmente é carregada de barreiras e superações, dores e conquistas. Verônica Borges revisita sua caminhada sustentada pela referência de importantes expoentes do samba: Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra e Leci Brandão.