A CABEÇA DO POVO BRASILEIRO

Tiago Gualberto

A partir deste título, articula-se a produção de uma vídeo instalação à distribuição gratuita de 5 mil álbuns de figurinhas no espaço do Sesc Pompéia, projeto da arquiteta Lina Bo Bardi em São Paulo, na ocasião da exposição “A Parábola do Progresso”.
A primordial coleção de selos postais e carimbos pertencentes à cmb serviu de fonte para traçados conceituais em torno de temas como colecionismo, circulação alternativa de imagens e curadoria. O variado conjunto de imagens utilizadas no projeto, em sua maioria de domínio público, é oferecido como promotor de diálogos sobre as conexões entre o colonialismo e as mudanças climáticas.



Legendas das figurinhas:

[01] Mona Lisa digitalmente modificada ou “deepfakes”, 2019. Egor Zakharov, Instituto de Ciência e Tecnologia Skolkovo, Moscou

[02] Reportagem sobre a inauguração dos "orelhões", criação da arquiteta Chu Ming Silveira, 1972. Acervo de Chu Ming Silveira. ©orelhao.arq.br

[03] Interior de Navio Negreiro, publicado no Pictorial Times, 1843

[04] Alegoria da África, da série Quatro Continentes (detalhe), 1580-1600. Adriaen Collaert.

[05] “Retrato de criança no colo de ama”, 1866/1870. Alberto Henschel, Recife

[06] Selma Aparecida de Paula (1961-2015). Acervo pessoal do artista

[07] Conjunto de oito figuras do Culto Gêge-Nago, publicado por Nina Rodrigues em “As bellas-artes nos colonos pretos do Brazil: a esculptura”, 1904

[08] Escravo morrendo, 1513-1516. Michelangelo, Museu do Louvre. Fotografia de Shadowgate, 2013

[09] “A Palmatória”, 1861. Hermann Kummler, Pernambuco

[10] O traficante português Diligenté capturado por H.M. Saveiro Pearl com 600 escravos a bordo, levado para Nassau. 1816 - 1889

[11] Mapa “Terra Brasilis”, segundo a Portugaliae Monumenta Cartográfica, 1519

[12] Ilustração a partir de fotografia de retina. Autoria desconhecida

[13] Revolta popular, 2013. São Paulo, SP. Autoria desconhecida

[14] Martha Vasconcellos, Miss Universo 1968, durante visita ao Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. Arquivo Nacional/RJ

[15] África - série de Alegorias dos Quatro Continentes (detalhe), 1810. José Teófilo de Jesus

[16] Maria Adília de Jesus (1920-2002) no grupo de Lampião, 1936-1938

[17] Baltazar (1959), jogador de futebol, s.d. Arquivo Nacional/RJ

[18] Sugestão de estampagem da cédula de Um Cruzeiro, desenhada por Alexandre Wollner, 1966

[19] Charles Atlas em Slave Girl Comics #2, 1949

[20] Ilustração de uma padiola em uma praia brasileira. Fundação Biblioteca Nacional/RJ

[21] Amauri (1935), jogo do Mundial de Basquete Brasil x Rússia, s.d. Arquivo Nacional/RJ

[22] Jorge Lafond (1952-2003) em sua principal personagem Vera Verão. Reprodução/Rede Record

[23] Desfile do Salgueiro de 1955. Fundo Correio da Manhã

[24] Brasil, do álbum de gravuras “Jogo de Geografia” (Jeu de la Géographie), 1644. Stefano della Bella

[25] Brigitte Bardot em visita ao Brasil, 1964. Arquivo Nacional/RJ

[26] Cartaz feito em 1888 por uma fábrica de tecidos. Arquivo Nacional/RJ

[27] Selo comemorativo Departamento de Correios e Telégrafos, 1981. Ivani Wasth Rodrigues

[28] Requerimento do Salgueiro ao Serviço de Censura sobre o enredo de carnaval “Anos trinta, Vento Sul - Vargas”, 1985. Arquivo Nacional/RJ

[29] James Bulger sendo sequestrado por Thompson e Venables em uma imagem gravada em circuito fechado de televisão (CCTV), 1993

[30] Memes da Vitorya, 2019. Facebook

[31] Esqueletos no Museu Nacional de História Natural da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, RJ., s.d. Agência Nacional

[32] Ilustração de  São Benedicto., s.d. Fundação Biblioteca Nacional/RJ

[33] Mão mostrando artérias injetadas com mercúrio, 1901. A. W. Isenthal e H. Snowden Ward

[34] Ilustração de Ivan Wasth Rodrigues (1927-2007) retrata estafeta em Minas Gerais, no início do século XIX. Década 1980. Museu Postal e Telegráfico, Brasília

[35] Ilustração de mariposa com duas faces. s.d. Autoria desconhecida. Arquivo Nacional/RJ

[36] Luis Moraes (1930-2020), jogador de futebol, s.d. Arquivo Nacional/RJ

[37] Perin, a ciência da quiromancia; um tratado autêntico e completo, 1902

[38] A sesta brasileira, 1821. Shoosmith, C; Henderson, James. Fundação Biblioteca Nacional/RJ

[39] Figura masculina sentada. Artista Bidyogo, Guiné-Bissau. In: Negerplastik (escultura negra) Carl Einstein. 1912

[40] Cadeira Gaming Preto-Branco X-Comfort. Thermaltake. Reprodução

[41] Renatex e seus amigos imigrantes húngaros no bairro da Mooca-SP, década de 1970. Acervo pessoal do artista

[42] Reportagem sobre a criação dos Orelhões (detalhe), Revista ARQUITETO, 1973. Acervo de Chu Ming Silveira. ©orelhao.arq.br

[43] Selo Cândido Rondon, 1958. Correios, Brasil

[44] Nadador recordista Tetsuo Okamoto, 1957. Fundo Correio da Manhã

[45] Ameixa amarela (Eriobotrya japônica). Reprodução.

[46] A fruta que envolve a semente do guaraná, 2006. Anita Fortis

[47] Quilt Plots: uma ferramenta simples para a visualização de grandes dados epidemiológicos (detalhe), 2014

[48] Estudos de apresentação de Color Data, 2019. Michael Seifert

[49] Medidas del Romano, 1541. Diego de Sagredo

[50] Recepção de indígena no Palácio do Alvorada por Juscelino Kubitschek, 1960. Arquivo Nacional/RJ
 [51] Reconstituição de indivíduo humano de sexo feminino (Luzia) com base nos remanescentes do crânio achado em Lagoa Santa, Minas Gerais, 1999. Acervo de Antropologia Biológica do Museu Nacional/UFRJ, Rio de Janeiro

[52] Deusa do Fogo por Kepper, s.d. Reprodução

[53] “The Dawn está chegando” (prévia), 2021. The Weeknd. Youtube

[54] Incêndio Museu Nacional do Rio de Janeiro, 2018. Mercopress

[55] Cristo denunciando falsos profetas e fariseus (detalhe), ilustração para Mateus 7: 15-21, 1530-1536. Daniel Hoffer

[56] Torrido Zone (Zona Tórrida), ilustração do globo terrestre. Autoria desconhecida

[57] Imagem do filme King Kong, 1933, concepção de Merian C. Cooper e Edgar Wallace

[58] Mercado de escravos (detalhe), 1827 - 1835. Johann Moritz Rugendas

[59] Brevísima relación de la destrucción de las Indias, 1552.  Sebastian Trugillo, Sevilha

[60] Indígena Apinayé do Tocantins, s.d. Arquivo Nacional/RJ

[61] “Carregando uma liteira (Palanquin)”, Brasil, 1816. projeto Slavery Images: A Visual Record of the African Slave Trade and Slave Life in the Early African Diaspora 

[62] Plano e corte transversal do navio negreiro Brookes, de Liverpool (detalhe), 1789

[63]  Ilustração de "Cadeirinha" - Going to Mass, 1829. Fundação Biblioteca Nacional/RJ

[64] Fotograma da animação Tour de Pharmacy: The Red Blood Cell, 2017. McD Workshop

[65] Modelo de câmera de vigilância em domo para uso interno. Reprodução

[66] Máscaras de dança dos indígenas Tucuna (detalhe). Alexandre Rodrigues Ferreira (1783-1793)

[67] Lavagem de diamantes na mina de Mandanga, 1817. John Mawe

[68] “Razões para a arquitetura antiga”, de Vitruvius & outros arquitetos antigos, 1555. Diego de Sagredo.

[69] Ilustração do recibo de venda do escravo Benedito a Maria Antônia Teixeira (detalhe), 1851

[70] Phillis Wheatley (1753 -1784) foi a primeira afro-americana a publicar um livro e a primeira mulher americana a ganhar a vida com sua escrita

[71] Atualização da reconstrução computadorizada do crânio de Luzia, "a primeira brasileira”, 2018. © Prof. André Strauss

[72] Aparelho Mulogix Slave 32, um módulo sintetizador digital montado em rack. Alisson Cassidy 

[73] Ilustração de Uma história dos cativos de Amistad, relato circunstancial da captura da escuna espanhola Amistad, pelos africanos a bordo, 1840

[74] Balsa da Medusa (detalhe), 1818-1819. Théodore Géricault

[75] Artista Bolaji Badejo com figurino e descansando no set de Alien, 1979. © Mike Sibthorp crédito mike@mikesibthorp.com

[76] Imagens de vídeo CCTV nas fronteiras Arizona-México, 2016. NY Times

[77] Modelagem de rosto 3D para reconhecimento de rosto na natureza, 2018. Centro de Integração e Comunicação de Mídia, Universidade de Firenze, Itália

[78] Astromóvel [rover] da NASA encontra química orgânica ativa e antiga em Marte, 2014. NASA/JPL-Caltech/MSSS

[79] O último soldado americano deixa o Afeganistão, 30 de agosto de 2021. Twitter oficial do Comando Central dos EUA (CENTCOM)

[80] Pontos críticos faciais utilizados para a criação do descritor GeoTopo, 2014. Antonis Danelakis.

[81] Redondo, cocos, bactérias, compostos, polissacarídeos, biofilme, s.d. Rodney M. Donlan, Ph.D., Janice Carr

[82] Cabeça de Ifé, Nigéria, século XII-XV. De “Uma História do Mundo em 100 Objetos”, 2016. Museu Nacional da Austrália, Canberra

[83] Cristo, s.d. Antônio Francisco Lisboa (1738-1814). Fotografia de Carlos Oliveira Reis

[84] Página do artigo “A Mão do Povo Nordestino” (detalhe), de Lina Bobardi, 1977. Arte Vogue 

[85] Capa de A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. Emanoel Araújo (org.), 1988.

[86] Coluna “Olho Sôbre a Bahia”, de Lina Bo Bardi, 26 de outubro de 1958. Diário de Notícias

[87] Grupo de 300 imigrantes africanos durante resgate na costa da Sicília, na Itália, 2015. Alessandro Bianchi /Reuters

[88] O topo do crânio, mostrando as suturas, 1904. Blaisedell

[89] Ilustração para o aniversário de Kyka, 2014.

[90] GeoTopo: recuperação de Expressão Facial 3D Dinâmica usando informações topológicas e geométricas. Quadros iniciais de sequências de conjuntos de dados BU − 4DFE em que os sujeitos não começam com uma expressão neutra, 2014. Antonis Danilakes

[91] (d) Áreas salientes de medo e (e) Áreas salientes de felicidade no reconhecimento de expressões faciais com características de fusão extraídas de áreas faciais salientes, 2017. Yanpeng Liu, Yibin Li, Xin Ma e Rui Song

[92] Artista não identificado. África central, madeira, 22 cm. In Negerplastik, de Carl Einstein, 1915.

[93] Retrato do Intrépido Marinheiro Simão, carvoeiro do vapor Pernambucana (1853-57) (detalhe). José Correia de Lima. Museu Nacional de Belas-Artes, Rio de Janeiro.

[94] Cabeças de membros do bando de Lampião, do próprio e de Maria Bonita, 1938. Autoria desconhecida/Acervo Frederico Pernambucano de Mello

[95] David Beckham em sua campanha Malaria No More, onde deepfakes lhe permitiram entregar sua mensagem em nove idiomas diferentes, 2019.

[96] A polícia pede informações depois de divulgar imagens de câmeras de segurança do roubo de Emersons Green, 2016.

[97] Fotograma de “Tarsila do Amaral - Desenhista e pintora Brasileira.mp4”, 2012. Youtube

[98] O Sudário de Turim. Catedral de São João Batista, Turim, Itália

[99] O caso de um mineiro, de quarenta e sete anos, atingido no olho esquerdo por uma lasca de carvão. "Lesões oculares e seu tratamento", 1907.

[100] Imagem H-alfa da atividade na cromosfera do Sol do GONG, processada através do NOAA SWPC, 2021. NSO/AURA/NSF com contribuição da NOAA.