Pesquisas
Tomando por ponto de partida o material disponível no arquivo da coleção, o programa de bolsas da cmb oferece apoio a pesquisas que se proponham à formulação de articulações narrativas e conceituais marcadas pela inquietação teórica, política, formal e poética. Iniciado no final de 2020, o programa tem duração média de seis meses e é destinado a pesquisadores e artistas de diferentes meios e suportes, sem se restringir às artes visuais.
3º Ciclo - 2023
André Pitol
Tótem 64/73.
Este projeto de exposição tem como foco central o artista Edival Ramosa (1940-2015), em especial o período em que viveu em Milão, entre 1964 e 1973, e lá iniciou sua produção artística. Essa imersão italiana de Ramosa se deu em um momento de plena neovanguarda artística, notadamente construtiva, cinética e op. É notório como o seu pensamento geométrico reverbera em trabalhos totêmicos e circulares, assim como evidencia a proximidade que teve com outros artistas, poéticas e galerias dedicadas ao experimental. “Tótem 64/73” está em andamento no programa de bolsas cmb a partir das obras, catálogos e outras referências presentes na coleção.
Tótem 64/73.
Este projeto de exposição tem como foco central o artista Edival Ramosa (1940-2015), em especial o período em que viveu em Milão, entre 1964 e 1973, e lá iniciou sua produção artística. Essa imersão italiana de Ramosa se deu em um momento de plena neovanguarda artística, notadamente construtiva, cinética e op. É notório como o seu pensamento geométrico reverbera em trabalhos totêmicos e circulares, assim como evidencia a proximidade que teve com outros artistas, poéticas e galerias dedicadas ao experimental. “Tótem 64/73” está em andamento no programa de bolsas cmb a partir das obras, catálogos e outras referências presentes na coleção.
Marcelo Zoppi
Magazine Madrugada é uma revista sonora.
Marcelo Zoppi
Magazine Madrugada é uma revista sonora.
Aline Bonamin
Na tentativa de procurar o que há de coreográfico nos documentos de dança, fui ao encontro dos desenhos da coreógrafa norte-americana Trisha Brown. Em seus primeiros desenhos em 1973, Trisha Brown tinha o desejo de criar um vocabulário para sua dança, como uma possibilidade de documentação de suas coreografias. Incorporar esses vocabulários através do engajamento tátil do corpo e daquilo que emerge do encontro entre uma dançarina e uma coreógrafa através de documentos gráficos para mover outras possíveis coreografias.
Na tentativa de procurar o que há de coreográfico nos documentos de dança, fui ao encontro dos desenhos da coreógrafa norte-americana Trisha Brown. Em seus primeiros desenhos em 1973, Trisha Brown tinha o desejo de criar um vocabulário para sua dança, como uma possibilidade de documentação de suas coreografias. Incorporar esses vocabulários através do engajamento tátil do corpo e daquilo que emerge do encontro entre uma dançarina e uma coreógrafa através de documentos gráficos para mover outras possíveis coreografias.
Wallace V. Masuko
– _ - o cometa acompanha artistas em percursos fora de seus lugares habituais. Mauricio Carmona Rivera (Medellín) e Ana María Montenegro (Bogotá) foram convidados para passar alguns meses em São Paulo, Aline Bonamin e Marcelo Zoppi foram chamados para investigar nos arquivos do cmb.
– _ - o cometa acompanha artistas em percursos fora de seus lugares habituais. Mauricio Carmona Rivera (Medellín) e Ana María Montenegro (Bogotá) foram convidados para passar alguns meses em São Paulo, Aline Bonamin e Marcelo Zoppi foram chamados para investigar nos arquivos do cmb.
Mauricio Carmona Rivera
Indagaciones alrededor de interferencias urbanas que artistas como Carmela Gross han realizado en la ciudad de São Paulo, así como la obra de Lina Bo Bardi, no solo como arquitecta sino como editora de la revista Habitat, son la posibilidad de aproximarme al acervo sin dejar de lado la idea de que sean los mismos recorridos, derivas y extravíos en la ciudad, los que me permitan establecer diálogos entre las distintas esferas, como mecanismo de inmersión en el archivo y la construcción de puentes y fricciones entre contextos y memorias.
Mauricio Carmona Rivera
Indagaciones alrededor de interferencias urbanas que artistas como Carmela Gross han realizado en la ciudad de São Paulo, así como la obra de Lina Bo Bardi, no solo como arquitecta sino como editora de la revista Habitat, son la posibilidad de aproximarme al acervo sin dejar de lado la idea de que sean los mismos recorridos, derivas y extravíos en la ciudad, los que me permitan establecer diálogos entre las distintas esferas, como mecanismo de inmersión en el archivo y la construcción de puentes y fricciones entre contextos y memorias.
2º Ciclo - 2022
Tiago Gualberto
A
Cabeça do Povo Brasileiro. A partir deste título, articula-se a produção de uma vídeo instalação à distribuição gratuita de 5 mil álbuns de figurinhas no espaço do Sesc Pompéia, projeto da arquiteta Lina Bo Bardi em São Paulo, na ocasião da exposição “A Parábola do Progresso”. A primordial coleção de selos postais e carimbos pertencentes à cmb serviu de fonte para traçados conceituais em torno de temas como colecionismo, circulação alternativa de imagens e curadoria. O variado conjunto de imagens utilizadas no projeto, em sua maioria de domínio público, é oferecido como promotor de diálogos sobre as conexões entre o colonialismo e as mudanças climáticas.1º Ciclo
Bruno Baptistelli
Bruno Baptistelli
A partir de autores afro diaspóricos decoloniais, o artista Bruno Baptistelli propõe uma leitura analítica e propositiva da prática artística de stanley brouwn.
Artista conceitual negro, stanley brouwn nasceu em Paramaribo em 1935 e mudou-se para Amsterdam em 1957. Seus trabalhos em sua maioria abordaram a distância, medidas e deslocamento.
Sendo o artista estrangeiro na Holanda, Baptistelli relaciona o trabalho de brouwn a conceitos do Outro, de Jacques Lacan, e Opacidade de Édouard Glissant.
Artista conceitual negro, stanley brouwn nasceu em Paramaribo em 1935 e mudou-se para Amsterdam em 1957. Seus trabalhos em sua maioria abordaram a distância, medidas e deslocamento.
Sendo o artista estrangeiro na Holanda, Baptistelli relaciona o trabalho de brouwn a conceitos do Outro, de Jacques Lacan, e Opacidade de Édouard Glissant.
Pontogor
“Ó rei do tempo e substância e cifra do século, na Babilônia desejaste que eu me perdesse num labirinto de bronze com muitas escadas, portas e muros; o Poderoso teve por bem que eu agora te mostre o meu, onde não há escadas a subir, nem portas a força, nem cansativas galerias a percorrer, nem muros para impedir a passagem”.
Tom Nóbrega
Na busca por sinais, os indivíduos veem direções. Cada joelho envolvido na umidade preserva camadas de sobrevivência nômade, o joelho crispado pra servir de apoio. Cada joelho dobrado vê o que passou. A gente viajou no tempo através de umas poucas linhas, marcas que não têm um padrão fluido, sem cobra, sem caligrafia. E a gente foi perdendo coisas à medida em que a gente conversa. E a gente vai perdendo coisas à medida em que escuta. E a gente perde coisas enquanto a gente tenta estar vivo. E a gente fez pouco mais do que ir perdendo coisas.