Pesquisas



Tomando por ponto de partida o material disponível no arquivo da coleção, o programa de bolsas da cmb oferece apoio a pesquisas que se proponham à formulação de articulações narrativas e conceituais marcadas pela inquietação teórica, política, formal e poética. Iniciado no final de 2020, o programa tem duração média de seis meses e é destinado a pesquisadores e artistas de diferentes meios e suportes, sem se restringir às artes visuais.  





1º Ciclo





Bruno Baptistelli


A partir de autores afro diaspóricos decoloniais, o artista Bruno Baptistelli propõe uma leitura analítica e propositiva da prática artística de stanley brouwn.
Artista conceitual negro, stanley brouwn nasceu em Paramaribo em 1935 e mudou-se para Amsterdam em 1957. Seus trabalhos em sua maioria abordaram a distância, medidas e deslocamento.
Sendo o artista estrangeiro na Holanda, Baptistelli relaciona o trabalho de brouwn a conceitos do Outro, de Jacques Lacan, e Opacidade de Édouard Glissant.



Pontogor


“Ó rei do tempo e substância e cifra do século, na Babilônia desejaste que eu me perdesse num labirinto de bronze com muitas escadas, portas e muros; o Poderoso teve por bem que eu agora te mostre o meu, onde não há escadas a subir, nem portas a força, nem cansativas galerias a percorrer, nem muros para impedir a passagem”.