Exposições


Desde 2012, a cmb realiza exposições partindo do seu acervo e da produção artística recente. “Geometrias" foi a exposição que inaugurou o primeiro espaço da coleção e teve texto curatorial escrito por Paulo Miyada. No mesmo local, no bairro de Pinheiros em São Paulo, também foram promovidas residências artísticas para profissionais vindos de fora do Brasil.

Nos anos seguintes, as mostras abordaram o experimentalismo conceitual dos anos 60 e 70, o feminismo dos anos 80 e a produção contemporânea latino-americana, priorizando materiais impressos, audiovisuais e efêmera, além de performances e práticas híbridas.

Em novembro de 2021 a cmb abriu seu novo espaço, localizado na Vila Operária da Travessa Dona Paula, em São Paulo.




TERRA-PALAVRAS


Robert Smithson, Artforum 1966-73

org. Antônio Ewbank e
Wallace V. Masuko,
2013


A linguagem escultórica de Robert Smithson não se resume a objetos comumente encontrados em museus e galerias, nem a projetos de larga escala, que exploram grandes espaços fora dos centros urbanos. Ela também amarra sua produção textual, publicada principalmente em revistas de arte norte-americanas nos anos de 1960 e 1970. Com o apoio da Holt/Smithson Foundation e da coleção moraes-barbosa, Robert Smithson: Artforum 1966-73 é lançado na ocasião dos 50 anos de morte do artista, contendo todos os textos publicados nessa revista, e pela primeira vez, em tradução fac-similar. Simultaneamente, a exposição Terra-Palavras aborda o pensamento escultórico de Smithson a partir de um conjunto de peças gráficas que fazem parte do acervo da cmb.